Para especialista, bitributação e riscos de autuação decorrentes de classificações incorretas da NCM estão entre os principais pontos de atenção
Grande parte das empresas ainda não possui clareza sobre como a reforma tributária afetará sua carga de impostos e essa falta de previsibilidade pode gerar riscos relevantes. Para o advogado Daniel Broder, sócio do escritório jurídico NWADV, entre os principais pontos de atenção identificados estão: margens pressionadas durante a transição, créditos que prescrevem antes de 2025/2026; possibilidade de bitributação no período de convivência dos regimes (2026–2032) e riscos de autuação decorrentes de classificações incorretas de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
A Reforma, já aprovada e atualmente em fase de regulamentação, prevê um período de transição entre 2026 e 2033, substituindo cinco tributos (ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI) por um sistema dual de IVA, composto por IBS e CBS. Esse novo modelo impactará diretamente formação de preços, margens, créditos tributários, operações interestaduais e logística empresarial, conforme apontam as análises técnicas elaboradas pelo escritório.
ROTA2033
Para auxiliar empresas de todos os setores, a NWADV criou o programa ROTA2033, um parecer técnico que visa apresentar uma análise jurídica completa e aplicada sobre a Reforma Tributária, com enfoque nos impactos estratégicos para as empresas.
“Nosso objetivo é oferecer clareza técnica, segurança jurídica e planejamento em um momento decisivo para as organizações brasileiras. O ROTA2033 nasce para apoiar a tomada de decisão responsável e orientada a longo prazo”, enfatiza Broder, responsável técnico pelo programa.
Voltado a empresas médias e grandes dos setores de indústria, serviços, comércio, varejo e agronegócio, a NWADV, com sua assessoria técnica, pode direcionar contadores, CFOs e gestores financeiros que buscam maior previsibilidade jurídica e econômica para os próximos oito anos.
O advogado reforça que o programa tem caráter contínuo e acompanha cada etapa da transição tributária desde o início da cobrança teste em 2026 (CBS 0,9% e IBS 0,1%), passando pelo período de convivência entre os sistemas em 2027–2032, até a extinção definitiva dos tributos atuais em 2033.
Sobre a NWADV
Com mais de 25 anos de atuação, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) é um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, com sólida experiência na assessoria jurídica de empresas nacionais e internacionais dos mais diversos setores. Atuamos de forma estratégica para atender organizações que representam parcela significativa do PIB brasileiro, oferecendo soluções jurídicas eficientes e alinhadas aos desafios do mercado. Contamos com presença em todas as capitais brasileiras e em importantes cidades do interior, além de representações na América Latina e Europa. Essa capilaridade nos permite oferecer uma atuação ágil e próxima dos nossos clientes, com estrutura moderna, tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada.
foto: divulgação


