Restaurantes ranqueados entre a 51ª e a 100ª posições na região são anunciados antes da cerimônia de premiação Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, que acontecerá dia 2 de dezembro em Antígua, Guatemala
O Latin America’s 50 Best Restaurants anunciou hoje a lista estendida de estabelecimentos ranqueados nas posições No.51 a No.100,em celebração ao panorama vibrante e diversificado da gastronomia de toda a região. A lista expandida demonstra o empenho da organização em reconhecer um espectro mais amplo de talentos gastronômicos e prepara o palco para a grande revelação da premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, que acontecerá em Antígua (Guatemala) no próximo dia 2 de dezembro.
Lista 51-100: fatos rápidos
- A lista 51-100 inclui restaurantes de 26 cidades de toda a região
- Entre os restaurantes ranqueados, 13 aparecem na lista pela primeira vez. Eles estão situados em 11 cidades da América Latina. Um deles é o Shizen, em Lima, que faz sua estreia na posição No.62
- Este ano, El Papagayo (em Córdoba) retorna à lista na posição No.78
- São Paulo é a cidade com o maior número de estabelecimentos na lista estendida, com seis representantes. Buenos Aires, Cidade do México e Santiago contam com quatro representantes cada

Prato do Origem, o brasileiro mais bem ranqueado na lista estendida
A lista 51-100 de 2025 destaca uma variedade de restaurantes excelentes em toda a América Latina. Este ano, a compilação apresenta uma visão geral abrangente da rica e variada malha gastronômica da região, meticulosamente avaliada por 300 especialistas do setor que compõem a Latin America’s 50 Best Restaurants Academy.
São Paulo consolidou seu status como uma cidade gastronômica de primeira linha este ano, com seis restaurantes incluídos na lista 51-100 e um aumento notável de três restaurantes em comparação com 2024. Cinco restaurantes da cidade mantêm sua presença pelo segundo ano consecutivo: Kotori (No.55), Metzi (No.56), Maní (No.67), D.O.M. (No.74) e Notiê (No.93). A sexta casa faz sua estreia no ranking: Cepa (No.73).

Prato do Cepa, que estreou na lista este ano
Demonstrando consistência com anos anteriores, Buenos Aires volta a ressaltar seu papel proeminente de hub gastronômico, com quatro estabelecimentos na lista. Um deles faz sua estreia no ranking: o Ness (No.64) veio se juntar ao Mishiguene (No.69), Gran Dabbang (No.70) e ao Alo’s (No.77). Cidade do México, Cidade do Panamá e Santiago também emplacaram quatro restaurantes cada.
Pelo segundo ano consecutivo, a Cidade do México manteve para si a posição 51, agora ocupada pelo Pujol. Isto é seguido de cerca por Origem na cidade de Salvador, no Brasil, no No.52. O estreante mais bem-colocado na lista estendida é o Shizen, em Lima, na posição No.62. A capital peruana conta ainda com outro estreante: o Clon, na posição No.66.
A Cidade do Panamá conta com duas casas estreantes: Umi (No.72) e Caleta (No.91). Outras adições notáveis à lista deste ano são o Oseille (No.65), no Rio de Janeiro; o Em (No.71), na Cidade do México; o La Casa Bistró (No.89), em Caracas; o Selma (No.96), em Bogotá; e o Fukasawa (No.100), em Santiago, que fecha a lista. O Ana (No.94), na Cidade da Guatemala, não só faz sua estreia no ranking como também levou para casa o American Express One To Watch Award 2025. Além disso, o Aguají (No.88), em Sosúa, figura na lista sob a liderança da chef Inés Páez Nin (mais conhecida como Chef Tita), vencedora da primeira edição do Champions of Change Award, agora parte da premiação Latin America’s 50 Best Restaurants.
William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, comenta: “É com imenso prazer que revelamos a lista dos restaurantes ranqueados nas posições No.51 a No.100 na América Latina em 2025. Essa lista estendida é fundamental para o compromisso do 50 Best de celebrar a diversidade de talentos e contribuições notáveis que enriquece o panorama culinário da região. Ela é uma plataforma fantástica para mais destinos incríveis em toda a América Latina, em um momento em que as viagens com foco em gastronomia continuam demonstrando um crescimento impressionante”.
Os estabelecimentos ranqueados na lista 51-100 serão homenageados na cerimônia oficial do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, a ser celebrada pela primeira vez em Antígua (Guatemala), na América Central, no próximo dia 2 de dezembro. Além desses reconhecimentos, outros prêmios especiais serão distribuídos, entre eles: Latin America’s Best Female Chef Award; Latin America’s Best Pastry Chef Award, patrocinado por República del Cacao; e Latin America’s Best Sommelier Award, patrocinado por Vik.
A programação do evento em Antígua contará ainda com as #50BestTalks, que acontecerão em 1º de dezembro. Nela, figuras proeminentes da culinária conversarão sobre as principais questões que mobilizam a comunidade gastronômica atualmente.
Para agregar ainda mais à celebração, haverá sessões da série 50 Best Signature Sessions ao longo de toda a semana na Guatemala. Nesses eventos, chefs renomados que já figuraram anteriormente nas listas Latin America’s 50 Best Restaurants criarão experiências gastronômicas exclusivas em parceria com os principais restaurantes locais.
A revelação da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, será transmitida ao vivo no canal do 50 Best no YouTube, via este link, às 23h (horário de Brasília) no próximo dia 2 de dezembro.
O processo de votação
O grupo 50 Best tem um papel crucial na promoção de restaurantes e na divulgação do brilhantismo culinário, apoiando continuamente o setor de hospitalidade ao encorajar as pessoas a explorarem aventuras gastronômicas. Para garantir um processo justo e confiável de votação e elaboração da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, o 50 Best contratou a empresa de consultoria Deloitte como parceira oficial e independente de arbitragem.
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 exigentes membros votantes da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina. Seus votos coletivos formam a lista definitiva do Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil. Em cada região, o painel de eleitores inclui importantes jornalistas, críticos gastronômicos influentes, chefs celebrados, restauranteurs bem-sucedidos e gourmets experientes. Cada membro deposita 10 votos, refletindo as experiências mais excepcionais vividas nos últimos 18 meses — ao menos quatro deles precisam ser dados a restaurantes fora do país natal do votante. Para conferir todos os detalhes da metodologia usada na votação do Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.
NOTAS DO EDITOR:
|
Siga a 50 Best:
- No Instagram: TheWorlds50Best #LatAm50Best
- No X (antigo Twitter): TheWorlds50Best#LatAm50Best
- Curta a página no Facebook: facebook.com/LatinAmericas50BestRestaurants
- Inscreva-se no canal do YouTube: 50 Best TV
- Website: Link
Sobre a Latin America’s 50 Best Restaurants
Lançado em 2013, o Latin America’s 50 Best Restaurants nasceu para celebrar a gastronomia da região, além de promover e recomendar restaurantes latino-americanos a entusiastas de todo o mundo. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é criada pela Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, um influente grupo formado por 300 líderes do setor de toda a América Latina, selecionados com base na sua expertise a respeito do panorama culinário da região. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é publicada pela William Reed, que também é responsável pela publicação das listas The World’s 50 Best Restaurants, lançada em 2002, Asia’s 50 Best Restaurants, lançada em 2013; Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants, lançada em 2022; e o North America’s 50 Best Restaurants, lançada em 2025.
Sobre o Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT)
O Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT) é a agência governamental responsável pelo planejamento, promoção e desenvolvimento do turismo na Guatemala. Sua missão é promover o país como destino sustentável, competitivo e de nível mundial, com foco na sua riqueza natural, cultural e humana. O INGUAT estabelece a imagem turística do país nos mercados doméstico e internacional por meio de campanhas promocionais, alianças estratégicas e participação em grandes eventos globais do setor. Ele elabora estratégias para fortalecer o setor de turismo, incentivar o investimento, promover o turismo responsável e gerar oportunidades para as comunidades locais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da Guatemala.
Sobre o patrocinador parceiro principal: S.Pellegrino & Acqua Panna
S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais marcas patrocinadoras do Latin America’s 50 Best Restaurants. S.Pellegrino & Acqua Panna são líderes no fornecimento de água mineral natural para o mundo da alta gastronomia. Juntas, elas divulgam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.
Nossos parceiros
- Instituto Guatemalteco de Turismo – parceiro oficial de destino
- S.Pellegrino & Acqua Panna – parceiras principais e fornecedoras oficiais de água; patrocinadoras do The Best Restaurant in Latin America 2025
- Estrella Damm – fornecedora oficial de cervejas; patrocinadora do Estrella Damm Chefs’ Choice Award
- American Express Resy – parceira oficial de cartão de crédito e plataforma de reservas; patrocinadora do American Express One To Watch Award
- República del Cacao – fornecedora oficial de chocolate; patrocinadora do Latin America’s Best Pastry Chef Award
- Aspire Lifestyles – fornecedora oficial de concierge
- Lee Kum Kee – fornecedora oficial de molhos e condimentos; patrocinadora do Highest Climber Award
- Buchanan’s Special Reserve 18 Años – fornecedora oficial de whisky; patrocinadora do Art of Hospitality Award
- Vik – fornecedora oficial de vinho; patrocinadora do Latin America’s Best Sommelier Award
- Ron Zacapa Centenario – fornecedora oficial de rum
fotos: divulgação


