Desenhado a partir de um forte desejo por aconchego e identidade, o Apartamento MC é resultado de um projeto que buscou, desde o início, traduzir o perfil de seus moradores, um casal com três filhos pequenos, por um lar amplo para atender a família, assim como a equipe fixa de apoio para os usos do dia a dia do apartamento

O projeto é assinado pela Passos Arquitetura, escritório com diversos projetos personalizados para residenciais e comerciais.

Com cerca de 270m², o apartamento foi inteiramente reformulado como um grande pavilhão para atender ao novo modo de viver da família, incluindo a decisão central de abrir mão de um dos dormitórios para ampliar significativamente a área social.

A partir dessa mudança no layout, o projeto definiu dois blocos de caráter oposto, que se equilibram em contraste. De um lado, estão os espaços mais densos e escuros, como jantar, sala íntima e corredores dos quartos, onde predominam a madeira natural e a iluminação quente. Do outro, áreas como sala de TV, circulação de serviço e entrada recebem uma atmosfera mais leve, clara e iluminada.

O layout respeita a rotina da família, mantendo a cozinha como espaço fechado e funcional. Ao contrário de muitos projetos contemporâneos que integram sala e cozinha, aqui a separação foi pensada para comportar o uso frequente do ambiente e o trabalho de dois a três funcionários no dia a dia. Ainda assim, o projeto busca conexões visuais e continuidade espacial por meio de painéis deslizantes, materiais transparentes e iluminação contínua.

“Nosso conceito foi conectar todos os espaços. Isso significa não só através de portas, mas com transparência. Dessa forma, instalamos uma bandeira de vidro em cima de todas as divisórias, tornando possível enxergar o movimento da casa mesmo em ambientes separados”, revela o sócio arquiteto Thiago Passos.

A inspiração estética do projeto veio de uma viagem dos moradores à Patagônia. A cliente expressou o desejo de viver em um espaço onde se sentisse “livre, mas abrigada”, o que guiou as escolhas por uma paleta suave de branco e madeira natural, especialmente o carvalho, remetendo à paisagem de florestas densas e nevadas da região andina.

Outra solução de destaque está na reformulação das circulações, antes marcadas por quinas duras e ângulos retos. O projeto suaviza esses pontos com curvas sutis e desvios geométricos que melhoram a fluidez espacial e qualificam a experiência de transitar pelo apartamento.

A iluminação tem como destaque o uso de barrisóis: lonas tensionadas que simulam a luz natural zenital e criam uma atmosfera difusa e confortável. O recurso foi uma resposta à limitação do pé-direito reduzido devido ao sistema de ar-condicionado central. A solução foi criar um forro fragmentado com painéis translúcidos, que distribuem a luz de forma suave e preservam a sensação de amplitude.

Ficha Técnica

Nome: Apartamento MC

Escritório: Passos Arquitetura

Site: Link

Localização: São Paulo/SP

Ano: 2024

Área: 270 m²

Fotografias: André Mortatti

Sobre a Passos Arquitetura

A Passos Arquitetura é um escritório de arquitetura com foco em projetos de arquitetura personalizados para o setor residencial, comercial e institucional. Desde a nossa fundação, em 2000, buscamos transformar espaços em ambientes únicos. Nossos projetos são inspirados na essência e no propósito de vida de cada cliente.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.