O Scanner da Saúde – software que integra mais de 520 pesquisas – realiza a correlação entre exames laboratoriais nutrigenéticos, microbiota intestinal, metabolismo, sinais clínicos e estilo de vida.
Um software – que reúne mais de 520 estudos científicos e faz a correlação entre exames laboratoriais nutrigenéticos, epigenéticos, de microbiota intestinal, metabolismo, sinais clínicos e estilo de vida de cada paciente – está possibilitando aos cirurgiões a garantia de melhores resultados e maior segurança no pós-operatório dos pacientes.

O cirurgião plástico, Adel Bark Júnior, é um dos primeiros do Brasil a utilizar o scanner no pré-operatório das pacientes para aumentar a segurança e melhorar os resultados pós-operatórios
Isso porque a nova tecnologia – desenvolvida no Canadá por uma nutricionista e pesquisadora brasileira – permite aos pacientes que irão realizar um procedimento cirúrgico saber as predisposições genéticas a condições de saúde, medições precisas de vitaminas, hormônios, enzimas e outros biomarcadores – permitindo ao médico e nutricionista interpretar seus resultados e definir as melhores estratégias – incluindo alimentos terapêuticos e suplementos específicos para as necessidades
Um dos profissionais brasileiros que está utilizando a ferramenta é o cirurgião plástico Adel Bark Júnior, de Curitiba. “Entre o dados que podemos obter dos nossos pacientes estão risco de trombose e cardiovasculares, riscos inflamatórios e de cicatrização, assim como a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides e outros”, isso representa mais segurança para o paciente e também para o cirurgião”, completa Adel.
O cirurgião cita um dos genes que pode ser detectado e contribui para o processo de cicatrização. “Quando constatado no gene da paciente o polimorfismo rs699947 no gene VEGFA, por exemplo, relacionado à regulação da angiogênese, processo crucial na cicatrização de feridas, o software já recomenda o consumo de compostos bioativos ricos em quercetina e flavonoides, como a maçã, que podem estimular a angiogênese e melhorar a cicatrização”, menciona Adel.
Na clínica do Dr Adel pacientes que irão fazer a cirurgia já estão tendo a possibilidade de integrar seus exames ao software para obter melhores resultados cirúrgicos.
É o caso da paciente Fernanda Mello, nutricionista brasileira que mora nos Estados Unidos. Há 15 anos ela havia realizado uma cirurgia plástica e teve uma infecção hospitalar. Ficou 15 dias internada e traumatizada com o processo.
“Quando decidi fazer uma nova mamoplastia decidi que faria todos os exames necessários antes e só escolheria o médico com 100% de confiança no profissional. Descobri o Dr Adel e todo o processo que envolve o pré-operatório dele e a experiência foi incrível”, conta Fernanda.
De acordo com seus exames nutricionais ela fez uma dieta anti inflamatória, cortando o consumo de açúcar, cafeína, entre outros e utilizou peptídeos antes da cirurgia.
“Otimizei a minha alimentação e os níveis de ferritina para ter melhores resultados. Operei em Curitiba e após duas semanas já estava apta a voltar para os Estados Unidos. A cirurgia foi um sucesso”, conta Fernanda.

Como funciona
O Scanner da Saúde foi desenvolvido pela nutricionista e pesquisadora, Aline Quissak, durante cursos de especialização e mestrado,no Canadá, Estados Unidos e mestrado na Espanha. Outros quatro anos foram necessários para o processo de criação e integração tecnológica.
A plataforma funciona com o upload dos exames laboratoriais, genéticos e de microbiota intestinal em PDF. Depois disso o sistema lê e correlaciona automaticamente esses exames com quatro questionários detalhados: fenótipos, rastreamento metabólico, estilo de vida, autocuidado e saúde mental. O software realiza ainda uma análise profunda e apresenta um diagnóstico completo, destacando padrões clínicos, correlações nutricionais e sugestões de conduta terapêutica. O profissional recebe um relatório detalhado e editável, permitindo total flexibilidade para ajustes e personalização da conduta clínica.
“Diferente de soluções baseadas em IA, o Scanner da Saúde opera 100% por algoritmo, garantindo respostas confiáveis e sem margem para erros”, garante.
Ao todo, 6.952 pacientes já passaram pelo Scanner nas fases de teste, sendo 600 no Brasil e os demais no Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal.
“Durante os testes foi possível entregar um diagnóstico preciso para a conduta clínica de diferentes especialistas que utilizaram o algoritmo”, ressalta Aline, lembrando que médicos de todo o Brasil poderão utilizar a tecnologia para uma maior precisão nos diagnósticos e melhores resultados.
Currículo
Aline Quissak tem graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (MG), onde se dedicou à pesquisa em Oncologia e Nutrição. Realizou parte de seus estudos em Applied Human Nutrition na University of Guelph, no Canadá. Entre 2013 e 2015, obteve sete especializações internacionais, sendo cinco no Canadá e três nos Estados Unidos nas áreas de Oncologia, Síndrome Metabólica, Nutrição Esportiva, Nutrigenética e Psicologia da Nutrição. Também possui mestrado em genética pela Espanha.
Em 2016, mudou-se para Curitiba, Paraná, onde iniciou sua carreira profissional e fundou a empresa Nutri Secrets, oferecendo serviços de atendimento clínico, consultoria para empresas, desenvolvimento de produtos alimentícios e produção de conteúdo científico. Seu trabalho ganhou reconhecimento, levando-a a atender mais de 2.500 pacientes em 2018 em Curitiba e, atualmente, 10 mil pacientes pelo mundo.
Em 2023, Aline transferiu-se para o Canadá, mantendo, entretanto, vínculos profissionais com Curitiba. Ela continua retornando regularmente à cidade devido aos seus escritórios e empreendimentos estabelecidos na região, entre eles, a clínica multidisciplinar, chamada Scanner.
fotos: divulgação


