Com um design que integra natureza, mobilidade ativa e soluções sustentáveis, o Parque Linear do Rio Barigui é um exemplo global de como espaços urbanos bem planejados podem transformar a convivência e a paisagem das cidades

Inaugurado em outubro de 2024, o Parque Linear do Rio Barigui, com 600 metros de extensão, revitalizou uma área degradada e de caráter rodoviário, convertendo-a em um espaço público premiado internacionalmente. Criado pelo escritório curitibano Oficina Urbana de Arquitetura (OUA), o projeto articula paisagem natural, mobilidade ativa e integração urbana, consolidando-se como uma referência na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.

“Integração, sustentabilidade e valorização do espaço público foram os princípios que nortearam este projeto, que visa não apenas proporcionar lazer, mas também ressignificar a relação da cidade com seus rios”, afirmam os arquitetos responsáveis,
Luiz Gustavo Singeski e Isabela Fiori.

O projeto, viabilizado como parte das compensações ambientais da obra de expansão do ParkShoppingBarigui, representa uma inversão de lógica em relação ao que tradicionalmente é visto como um ônus para o empreendedor. Mais do que mitigar impactos, o parque se tornou um investimento urbano estratégico: conectando o shopping ao Parque Barigui, integra diferentes pontos da cidade com foco na experiência das pessoas, na mobilidade ativa e no bem-estar. Ao resgatar a paisagem do Rio Barigui e criar espaços públicos de qualidade, o projeto valoriza tanto a região quanto o próprio empreendimento.

O parque reúne ciclovias, pergolados, playgrounds, parque canino, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica ao ar livre, espelhos d’água com fontes iluminadas, anfiteatro à céu aberto, mirantes e uma fonte seca interativa — compondo uma estrutura que atende a diversos perfis e faixas etárias. “O foco está na valorização de toda beleza natural do rio e sua integração à vida dos moradores da cidade. O projeto visa converter uma área antes negligenciada em uma frente urbana pensada para as pessoas, interligando áreas que se encontravam isoladas e diversificando os usos do local para criar um novo marco urbano para a região”, destacam os arquitetos.

Os equipamentos foram implantados em meio a clareiras e espaços abertos existentes. No início da obra foi identificada no local de implantação do playground uma paineira, que se tornou o elemento central do projeto deste espaço. O desenho orgânico e o piso emborrachado vermelho reforçam o caráter lúdico da intervenção e garantem segurança para as crianças. Por sua vez os brinquedos convidam a explorar e interagir, estimulando diferentes formas de brincar. Além disso, o espaço promove inclusão por meio de rampas e de um brinquedo acessível para crianças em cadeira de rodas. O desnível natural do terreno foi aproveitado para criar um banco contínuo ao redor do playground, oferecendo conforto para quem acompanha a brincadeira.

Entre os espaços mais destacados do projeto está a chamada Prainha, uma praça sensorial e interativa concebida como a “praia do curitibano” — um lugar onde é possível tomar sol, brincar na água e aproveitar o lazer ao ar livre em plena cidade. Seu piso de borracha drenante remete à textura da areia e a fonte seca convida crianças e adultos à convivência lúdica, criando uma experiência urbana acolhedora e acessível.

À noite, o espaço se transforma com o Chão de Estrelas — um pavimento de concreto lapidado, iluminado por pontos de fibra ótica embutidos, que cria a sensação de caminhar sobre um céu estrelado. Este elemento desperta a curiosidade e incita à interação, dotando o espaço de uma atmosfera lúdica e inovadora.

O paisagismo do Parque Linear do Rio Barigui foi concebido para valorizar a vegetação existente e potencializar a biodiversidade local. Além da preservação da mata ciliar, foram plantadas mais de 750 mudas de espécies nativas, promovendo o enriquecimento florístico da área. Linhas de palmeiras Jerivá e Buriti — ambas nativas da região — ladeiam os percursos e acessos, criando eixos visuais marcantes e sombreamento leve ao longo do parque.

O parque conta também com um anfiteatro, um espaço ideal para receber eventos culturais, proporcionando à cidade uma plataforma aberta para música, teatro, dança, eventos e outras expressões artísticas. Com sua estrutura acessível e integrada à natureza, o local oferece um ambiente único onde a cultura ao ar livre pode ser apreciada por todos, fortalecendo a conexão entre as pessoas e a cidade.

Com o intuito de criar uma conexão direta entre o novo Parque Linear e o Parque Barigui, uma nova passarela de pedestres foi implantada sobre o córrego Campina do Siqueira. Um braço desativado da BR-277 foi convertido em uma praça de recepção, com pergolados para descanso à meia sombra e um desenho de piso contemporâneo.

O desenho desses equipamentos busca evitar intervenções na estrutura da ponte existente, tornando necessário um vão interno de 15 metros entre os pilares.

A integração com a paisagem natural do Rio Barigui é um dos maiores destaques do projeto, que buscou revelar uma paisagem até então escondida e trazê-la para o cotidiano da cidade. Três mirantes foram incorporados ao desenho urbano: duas pontes existentes foram requalificadas e transformadas em mirantes panorâmicos que emolduram a paisagem do rio; e um terceiro, semicircular, posicionado em cota mais baixa, se projeta sobre o curso d’água, permitindo uma experiência sensorial de maior proximidade com a natureza.

Com uma identidade visual marcada pelo uso de aço vermelho, o projeto cria um contraste com o ambiente natural e as intervenções urbanas ao longo do rio. O design prioriza durabilidade e baixa manutenção, mostrando como intervenções urbanas podem agregar valor à cidade e aos investidores privados, enquanto respeitam os princípios de sustentabilidade.

O Parque Linear do Rio Barigui foi premiado no Global Architecture & Design Awards 2023, conquistando o primeiro lugar na categoria Landscape Design (Concept) e o terceiro lugar em Urban Design (Concept). O projeto também recebeu o prêmio Design for a Better World Award 2023, na categoria Arquitetura e Cidades.

OUA
Projetamos cidades, construímos futuros Na OUA, acreditamos que a arquitetura e o urbanismo são ferramentas essenciais para transformar espaços e melhorar a vida das pessoas.

Desde 2016, nosso compromisso é desenvolver projetos que equilibrem técnica esensibilidade, promovendo um desenvolvimento urbano sustentável e criando ambientes que dialogam com o presente, respeitando o legado e as lições do passado e antecipando as demandas que moldam a vida nas cidades.

Nosso trabalho abrange diferentes escalas e desafios, sempre buscando soluções inovadoras, eficientes e integradas ao contexto urbano. Atuamos desde a concepção e desenvolvimento de projetos até consultorias estratégicas, contribuindo para a construção de cidades mais conectadas, acessíveis e humanas.

Mais do que construir para a permanência, projetamos para a transformação. Adaptabilidade e inovação guiam nossa abordagem, permitindo que os espaços evoluam junto com as pessoas e seus modos de habitar.

Nosso objetivo é, de fato, projetar cidades que sejam não só espaços para viver, mas lugares que inspiram, conectam, fortalecem vínculos e criam um legado duradouro para
as futuras gerações.

Fotos João Vitor Sarturi

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.