7 ações de marketing digital para impulsionar seu e-commerce em 2024

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Estudo mostra que 85% dos consumidores brasileiros compram online pelo menos uma vez por mês

O e-commerce brasileiro avança ano a ano, e teve um grande impulso desde a pandemia, passando a fazer parte da vida de consumidores que antes não eram habituados a comprar online. O resultado disso? A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que a maioria dos entrevistados começou a comprar online há menos de cinco anos, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou. 85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês, enquanto 62% dos consumidores fazem até cinco compras online no mesmo período.

E a presença digital das empresas nunca foi tão importante: segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

Esse contingente de consumidores está pronto para consumir cada vez mais no ambiente online, e é aí que entram as ações para alcançar todo esse público. A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil mostra que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

“As empresas precisam buscar conhecer seu consumidor de maneira cada vez mais completa e profunda. A forma de vender está em constante mudança, por isso, é importante que os negócios foquem, além do monitoramento do que os usuários fazem, em também observar o que eles pensam e como se sentem”, explica o CEO da Codeby, a Keyrus Company, Fellipe Guimarães.

Empresas e marketing digital: como fazer esse casamento dar certo?

O marketing digital oferece uma variedade de soluções que se adaptam a uma ampla gama de estratégias, adequadas para diversos tipos de negócios. O casamento com o marketing digital pode ser altamente bem-sucedido se for planejado e executado de maneira eficaz.

“Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental definir claramente os objetivos da empresa, pois isso ajuda a orientar as ações de marketing. Você deseja aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, aumentar as vendas ou alcançar outro objetivo específico?”, ressalta Guimarães.

Ações de marketing digital para impulsionar seu e-commerce em 2024

Impulsionar seu e-commerce por meio de estratégias de marketing digital é fundamental para alcançar sucesso online. Reunimos sete ações que podem ajudar a aumentar a visibilidade e as vendas do seu e-commerce:

  • Construção de persona: persona é a representação semi fictícia do cliente de uma marca. Por meio de pesquisa com clientes reais de um negócio, se baseando em dados como idade, profissão, renda, gênero, entre outros, é traçado um perfil único do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing.
  • Branding: a construção da identidade da sua marca é fundamental. O branding envolve a definição de uma identidade visual, valores, propósito, personalidade, além de estratégias de comunicação com foco em gerar uma imagem e reputação positivas perante o público-alvo.
  • Marketing de conteúdo: crie e compartilhe conteúdo relevante, como blogs, vídeos, infográficos e guias, que atendam às necessidades e interesses do seu público. O marketing de conteúdo ajuda a atrair visitantes e a construir autoridade em seu nicho.
  • Redes Sociais: esteja presente nas redes sociais onde seu público-alvo passa o tempo. Compartilhe regularmente conteúdo, interaja com os seguidores e promova produtos com anúncios direcionados.
  • Email marketing: construa uma lista de assinantes e envie newsletters regulares com ofertas, atualizações de produtos e informações úteis. O email marketing é uma maneira eficaz de manter os clientes engajados.
  • Conversational commerce: tecnologias de comunicação como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, oferecem aos consumidores uma experiência de compra com mais personalização e conveniência. É possível sugerir produtos, promoções, criar estratégias de efetivação de vendas, entre outros.
  • Parcerias estratégicas: que tal considerar parcerias com outras empresas para expandir seu alcance? Isso pode atrair um novo público. Considere também incluir influenciadores em sua estratégia: o influenciador digital desempenha um papel fundamental para as empresas, agregando valor às marcas com as quais se relaciona, seja através da atração de leads qualificados (potenciais clientes) ou da conversão direta de vendas.

Sobre a Keyrus

A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:

. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.

. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.

. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.

. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.

. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.

Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt e siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/keyrus

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