É comum que motoristas mulheres de aplicativos de mobilidade tenham certa apreensão de transportar homens e os motivos são os mais diversos
Os aplicativos dedicados exclusivamente ao público feminino surgem como uma alternativa segura e até mais lucrativa para as mulheres que desejam trabalhar nesse segmento. Que mulher não se sente mais aliviada quando a motorista é outra mulher e vice-versa?”
As plataformas de mobilidade exclusiva para o público feminino reforçam a independência da mulher e geram um impacto positivo na sua jornada. Por isso, a Venuxx lista 6 razões para as motoristas optarem por apps exclusivos.
- Segurança
Um dos principais motivos que inibe a mulher de trabalhar na área de mobilidade urbana é a falta de segurança dos aplicativos, sendo inúmeros os relatos de assédio e assalto nesse meio. Os apps exclusivos para o público feminino contam com recursos de segurança que atenuam esses problemas e trazem mais mulheres para o volante.
A Venuxx, por exemplo, conta com uma ferramenta de reconhecimento facial, entre as melhores do mundo, combinado com CPF, que identifica a passageira e confirma o seu gênero, garantindo maior segurança. É a primeira empresa do segmento a levar essa função para passageiras, maximizando a segurança das motoristas da sua plataforma. Essa medida assegura também o bloqueio de possíveis cadastros feitos por homens.
- Sororidade
Com passageiros homens, as motoristas tendem a se sentir menos confortáveis. Mas com passageiras mulheres, a tendência é de que elas conversem e até façam amizade. O sentimento de sororidade entre mulheres gera atração, indicação do aplicativo e muda a relação da motorista com a passageira. Há diversos relatos de motoristas sobre passageiras que preferem sentar no banco da frente para conversar porque se sentem mais confortáveis.
- Lucratividade
No Brasil, os principais aplicativos de mobilidade cobram taxas relativamente altas de seus motoristas – algo em torno de 15% a 30% da corrida. No entanto, para o motorista homem que costuma trabalhar o dia todo, esse modelo pode ser vantajoso. Já para uma mulher, que normalmente tem uma jornada diferente e acaba ficando menos horas no volante, é melhor ganhar mais por viagem. Pensando nisso, a Venuxx fixou a sua taxa em R$1,00 por corrida. A empresa adota esse modelo de negócios com o objetivo de fortalecer a mulher no mercado de trabalho, na economia e gerar mais oportunidades.
- Plataforma voltada a jornada da mulher
A mobilidade da mulher é completamente diferente da do homem. A mulher trabalha, precisa resolver assuntos familiares, leva filhos para a escola, ao médico, compra coisas, entre outras atividades. A Venuxx entende a singularidade do dia a dia de uma mulher e, por isso, pretende expandir a sua atuação com o Venuxx Express, serviço de entrega de marcas que tenham um DNA feminino. A ideia é deixar de ser apenas um app de mobilidade e passar a oferecer serviços que otimizam a jornada da mulher.
- Capacitação das motoristas
Investir na capacitação das motoristas é fundamental para manter a qualidade do serviço e incentiva-las. Por isso, a Venuxx disponibiliza conteúdos sobre o mercado de mobilidade, universo feminino, usabilidade do aplicativo, canais de contato, atendimento e demais dicas para orientá-las em relação a diversas questões.
- Atendimento próximo
Hoje a maioria dos aplicativos mistos, por trabalharem com a grande massa, acabam não dando a devida atenção e tendo uma proximidade com as suas parceiras, diferentemente de um aplicativo que foi idealizado para mulheres. Para garantir a qualidade do atendimento as parceiras motoristas, a Venuxx aposta em um atendimento humanizado, próximo e unificado.
Sobre a Venuxx
A Venuxx é uma plataforma digital que nasceu em 2016 e após participar de processos de aceleração recebeu aporte da Bossa Nova Investimentos. Tem como proposta conectar exclusivamente mulheres (passageiras e motoristas), sendo uma alternativa para que elas exerçam o seu direito de ir e vir com segurança ou para que tenham sua independência financeira. Presente em capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e agora São Paulo, a empresa pretende criar um ecossistema único com serviços, produtos e outras necessidades das mulheres. A Venuxx acredita que a mobilidade urbana é o ponto de partida para impactar positivamente o público feminino e se baseia em três pilares: social, econômico e ambiental. Só em 2018, foram reduzidas mais de 07 toneladas de CO2 no ecossistema – número que deve aumentar cerca de 10 vezes nos próximos dois anos. Saiba mais em: www.venuxx.com


