“4ª Mostra Tudo em Família” de 14 a 20/11

Feira de Móveis e Decoração acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, na Promosul
10 de novembro de 2022
Fique por dentro das 6 melhores festas de Réveillon no Rio de Janeiro
10 de novembro de 2022

Há quem diga que família é só pai, mãe e filhos. A partir de 14 de novembro, segunda-feira, Belo Horizonte é palco da 4ª Mostra Tudo em Família da Cia Circunstância, que propõe uma reflexão sobre o conceito de família hoje, dentro do contexto circense

Neste ano, estão previstos nove espetáculos para o público de todas as idades, originários de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Minas Gerais, além de cinco oficinas, números de cabaré e uma roda de conversa que tem como resultado a organização de publicação temática a ser lançada em 2023. A programação da Mostra Tudo em Família vai até 20 de novembro, em sete locais: Praça do México (Concórdia), Vila Dias e Casa Circo Gamarra (Santa Tereza), Praça do Encontro (Venda Nova) e Parque Municipal (Centro), Espaço Comum Luiz Estrela (Santa Efigênia) e Gruta! (Horto). Todas as atividades são gratuitas. Mais informações sobre a mostra: www.ciacircunstancia.com.br e nas redes sociais @ciacircunstancia. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui patrocínio da MGS.

“A sociedade brasileira é composta por famílias diversas, de formatos tradicionais a mães solteiras, filhos criados com avós ou tios, irmãos e irmãs sem pai nem mãe, casais homoafetivos com ou sem filhos, amigos que convivem como se fossem parentes e até mesmo pessoas que se entendem e se organizam como familiares, em torno do trabalho. No picadeiro não é diferente e as relações não estão restritas somente aos laços de sangue. É muito comum aquele que fugiu com o circo, que se casou com a trapezista ou que foi chegando, aos poucos, até se tornar parte daquele contexto”, comenta o palhaço e fundador da Cia Circunstância, Diogo Dias.

A integrante da companhia, a palhaça Dagmar Bedê, que também assina a idealização da Mostra, conta que a diversidade de formatos de famílias circenses contemporâneas foi o principal critério de seleção da curadoria da Mostra deste ano. “O circo sempre foi caracterizado como uma estrutura familiar. Nosso objetivo é entender como se configuram hoje esses grupos fora das lonas, criando sua primeira geração de artistas”. Esse, entre outros temas, serão discutidos em uma roda de conversa com famílias circenses, que segundo Bedê, resultará em edição de publicação que prevê o mapeamento dos coletivos circenses no Brasil. “Vamos partilhar e registrar informações de como sobrevivem, se organizam e sistematizam suas produções e criações, além de dividir anseios e esperanças de futuro”, completa.

Durante a programação, o público assiste à nove espetáculos de circo“Tem show de palhaças, espetáculo de rua, contos africanos, temáticas sobre meio ambiente, feminismo, relações de casal, acrobacias, mágicas, malabarismo, faquirismo, e tudo mais que o universo circense permitir”, conta Dagmar Bedê.

Os espetáculos nacionais são todos inéditos em Belo Horizonte. Com linguagem circense, “Sobre Rios” da Circo do Asfalto (Santo André/SP) traz questões necessárias e atuais sobre ecologia, o cuidado com o planeta e estimula crianças a serem guardiãs da natureza. Em “O Macaco e a Lua” da Cia Pé no Asfalto (Mauá/SP), da leitura de uma lenda africana, os personagens embarcam numa grande aventura pela origem do tambor e suas raízes de matrizes africanas. Já o grupo La Carta (Vitória / ES) apresenta “Dose Dupla”, espetáculo com casal de palhaços que propõe releitura de números clássicos do circo, sob perspectiva feminista, e debatem as desigualdades sofridas pelas mulheres em pleno século XXI. A Cia Pé Vermei (CE) vem com “Trem bão é coisa boa”, criado por duas irmãs naturais de Juatuba (MG) que resolvem pegar estrada de bicicleta e chegam no estado do Ceará. Lá concebem o espetáculo com malabares, perna de pau, faquirismo e “muita cara dura”. Já “Circo Du Cafundó” (Rondonópolis/MS) com o casal de palhaços acrobatas Edivaldo Santos e Jonatan Pontes, esbanja técnica, precisão e habilidade. “É diversão garantida em números clássicos, malabarismo e saltos acrobáticos temperados com muito humor”, garante Diogo Dias.

Entre os trabalhos da mostra local“Avoar” da Minha Companhia promete um show autoral, divertido e interativo pelo casal de palhaças Brisa e Tecla para curtir com toda família. A Cia Circunstância apresenta “Batalha”, solo da palhaça Dagmar Bedê. Com participação especial do palhaço Diogo Dias, direção de Rafael Bacelar e dramaturgia de Idylla Silmarovi, espetáculo traz referências da palhaçaria, do faquirismo, do universo feminino e da comicidade drag. E para encerrar a Mostra, a Cia Circunstância apresenta no Parque Municipal “Circo de Família convida” com a participação de artistas de outros estados.

Em algumas noites, o público e artistas podem se juntar no “Encontro de Famílias”, programação da Mostra que acontece na Casa Circo Gamarra. Estão previstas apresentações do cabaré local, com números e performances de até 10 minutos, das famílias Trupe Garnizé, Will e Roberta, Cia Caxangá e Thiago Jole e Maria Flor. De acordo com Bedê, os critérios de seleção das cenas são diversidade de corpos, formatos familiares e dramaturgias. “Também nos preocupamos com a paridade de gênero, raça, e claro, excelência artística. Vamos ter números de palhaçaria, acrobacia e malabares realizados por casais, pais solos e seus filhos e amigas-irmãs”, afirma.

A Mostra propõe ainda cinco oficinas voltadas para artistas e interessados na prática circense. As inscrições estão abertas até 11 de novembro, sexta. Segundo Diogo Dias, “buscamos trazer a maior diversidade possível em termos de linguagem e necessidades para o mercado”, explica. Dagmar completa que “cada grupo nacional convidado vai oferecer uma oficina de aprofundamento na própria pesquisa”. As oficinas são: “Produção Independente” que dá um panorama do mercado de trabalho hoje para artistas; “Faquirismo” que trabalha com prevenção de acidentes com introdução a manipulação de objetos considerados de risco no circo; “Oficina para todas as infâncias” que aborda o universo da palhaçaria através de exercícios, técnicas e brincadeiras lúdicas que estimulam ou resgatam a criança interior de cada um; e mais oficinas de “Acrobacia Cômica” e de “Figurinos e Maquiagem”, esta última voltada para caracterização do palhaço.

A primeira edição da Mostra Tudo aconteceu em 2015, na época, em comemoração aos 10 anos da Cia. Circunstância, com espetáculos, oficinas, rodas de conversa, cortejos e muita palhaçaria. Em 2017, o mote da segunda edição era extrapolar a linguagem da palhaçaria abarcando a diversidade de linguagens e as muitas formas de se produzir o riso. É o ano em que nasce o Ravi, filho de Dagmar e Diogo, e o casal dá início à pesquisa que culmina na montagem do espetáculo Circo de Família, que passa a influenciar a temática da mostra nos anos seguintes.

Com a pandemia, a 3ª edição foi toda virtual. Segundo Dagmar Bedê, realizar a quarta agora no presencial é motivo para celebrar. “Por dois anos vimos nossa arte limitada ao quadradinho da tela. Mas foi lindo poder dialogar com grupos e artistas de todo o país, porém, sempre ficava um vazio. A palhaçaria se faz no encontro. Com a reabertura, é momento de reencontrar: artistas com artistas, artistas com o público, o público com a cidade. Podemos dizer sem medo ‘Ocupem espaços públicos! Rir faz bem para humanidade e para imunidade’. Apesar dos pesares, com todo respeito e reverência aos que estiveram, ainda estamos aqui, e precisamos mais do que nunca festejar a vida”, conclui.

SERVIÇO

MOSTRA TUDO EM FAMÍLIA DA CIA CIRCUNSTÂNCIA

14 a 20 de novembro de 2022

9 espetáculos + 5 oficinas + 1 roda de conversa + publicação + Cenas de Cabaré

+ Bar, DJ e apresentações do Cabaré Local no “Encontro de famílias”

7 espaços da capital:

Praça do México (Concórdia) | Vila Dias (Santa Tereza)

Circo Gamarra (Rua Conselheiro Rocha, 1513 – Santa Tereza)

Praça do Encontro (Venda Nova) | Parque Municipal (Centro)

Parque Municipal (Centro)

Espaço Comum Luiz Estrela (Santa Efigênia)

Gruta! (Horto)

Toda programação é gratuita

ESPETÁCULOS

“Dose Dupla”, do Lacarta Circo Teatro – 18/11, às 10h

Local: Praça do Encontro (Venda Nova)

“Sobre Rios”, do Circo do Asfalto – 19/11, às 10h

Local: Praça do Encontro (Venda Nova)

“Circo du Cafundó”, du Cafundó – 20/11, às 10h

Local: Praça do México (Concórdia)

“O Macaco e a Lua”, do Pé no Asfalto – 17/11, às 17h

Local: Praça do México (Concórdia)

“Avoar”, da Minha Companhia – 18/11, às 17h

Local: Vila Dias (Santa Tereza)

“Trem Bão é Coisa Boa”, do Pé Vermei – 19/11, às 16h

Local: Vila Dias (Santa Tereza)

“Batalha”, solo de Dagmar Bedê – 19/11, às 20h

Local: Casa Circo Gamarra (Santa Tereza)

OFICINAS – inscrições até 11.11, sexta

“Dândis Acrobátiquis”, com o grupo Ducafundó

“Figurino e Maquiagem”, com o grupo Lacarta Circo e Teatro

“Faquirística”, com o grupo Pé Vermei

“O riso para todas as idades”, com o grupo Pé no Asfalto

“Produção Independente”, com grupo Circo do Asfalto

ENCONTRO DE FAMÍLIAS

Cabaré Local + DJ + Bar com bebidas e comidas

17.11, quinta – 22h | 19.11, sábado – 21h | 20.11, domingo – 18h

Mais informações sobre a mostra: www.ciacircunstancia.com.br

e nas redes sociais @ciacircunstancia

 

créditos fotos: Lina Mintz/Mallu Barletta/Patricia Zamignan