Sem rupturas: móveis curvos e tons de azul marcam design fluído na Joalheria da CASACOR Paraná

Música das Vogais: canção inédita da Galinha Pintadinha chega às plataformas digitais
29 de junho de 2022
Quais são os países mais difíceis para cobrar dívidas internacionais?
29 de junho de 2022

As formas contínuas e a paleta de cores harmônica criam um cenário que valoriza o brilho das joias

As arquitetas Taiana Meister e Jackeline Polese estreiam na CASACOR Paraná assinando a Joalheria da mostra. O ambiente contemporâneo, sofisticado e leve apresenta o “design sem rupturas” como principal tendência. O desenho clean dos móveis curvos possibilita a conexão entre cada elemento do projeto, criando uma estética agradável, contínua e fluída.


No expositor central, os frisos do MDF se destacam. Desenhados um a um, formam uma chapa única sem emendas. Foto: Marcelo Stammer.

Para conferir personalidade ao espaço funcional, as profissionais apostam numa paleta ousada. Aos tons neutros, clássicos nas joalherias mais renomadas do mundo, elas adicionam uma bela sobreposição de tons azuis. O destaque fica para a imponência dos MDFs, lançamentos Sudati que contrastam diferentes nuances da cor. Os padrões são inspirados nas praias, trazendo a atmosfera da natureza para o ambiente interno.


Nos expositores, o tom claro do MDF Mineral da Sudati destaca as joias e confere homogeneidade visual ao ambiente. Foto: Marcelo Stammer

O MDF Pipa marca a exuberância e profundidade de um dos lugares mais paradisíacos do Brasil, o toque acinzentado do MDF Cancún completa com a suavidade e harmonia do céu e mar caribenhos. As variações de azul também aparecem nas paredes que recebem os expositores, compondo um belo degrade que se estende até o teto. Os cinzas e beges claros colorem outras paredes e pisos. Para arrematar, o champanhe das luminárias e dos detalhes em metal.

A composição de cores é o ponto focal do projeto, pois uniformiza o espaço e valoriza o brilho das joias. A paleta vai de encontro ao tema da 28ª edição da mostra paranaense, o “Infinito Particular”, que prima por ambientes de bem-estar, equilíbrio e conforto. Sensações, estas, estimuladas pelo azul. A cor também transmite confiança, segurança e profissionalismo – necessárias para a imagem de um estabelecimento comercial.


O expositor de vidro, desenhado pelas arquitetas, apresenta as peças de maior valor agregado da Joalheria. Foto: Marcelo Stammer

Meister e Polese buscaram entender junto aos joalheiros qual seria o formato ideal de apresentação das peças. Assim, desenvolveram expositores com grande circulação para viabilizar o deslocamento dos visitantes e móveis personalizados para facilitar o acesso às joias. As curvaturas do mobiliário exigiram um trabalho minucioso da marcenaria, que contou com maquinário de tecnologia exclusiva para a execução.

O antigo espelho da sala de ballet do Edifício ACQUA foi mantido, recebeu fitas de LED e um painel ripado para ganhar mais destaque. As janelas também foram mantidas para proporcionar a incidência de iluminação natural. O formato acima do comum da porta cria uma circulação de ar que privilegia a ventilação natural, além de permitir a visualização externa da Joalheria enquanto ela estiver fechada. A entrada é ambientada com objetos de decoração da concept store Lais Aliski Casa.


O mobiliário é funcional, servindo como bancada de apoio para a prova das joias. Foto: Marcelo Stammer.


Os móveis soltos da New Home Decor arrematam a ambientação, como as cadeiras do modelo Línea. Foto: Marcelo Stammer.